ATIVIDADE 1 - Levantamento dos conhecimentos prévios/introdução ao estudo do gênero
Prática de oralidade
Você gosta de brincar de
bate-bate?
Você acha que o tema
brincadeira pode fazer parte de uma capa de jornal?
Você brinca com algum brinquedo que
sua mãe ou seu pai já brincaram?
Qual é esse brinquedo?
Conceito 1
Interpretação de texto: interpretar um texto é entender a
essência do texto. A primeira leitura deve ser feita cuidadosamente por ser o
primeiro contato com o texto, extraindo-se informações e se preparando para a
leitura interpretativa. É muito importante durante a leitura grifar palavras
que são desconhecidas para que se consiga interpretar o sentido do texto.
Conceito 2
Manchete:
compreende o título
de uma reportagem ou de uma notícia que tem como objetivo resumir o que será dito. Ele sempre aparece em maior
destaque, com letras grandes, em negrito e, às vezes, até coloridas, para
chamar a atenção do leitor. A manchete ou o título principal é
uma espécie de link que o leitor tem para decidir se vai ler ou não o texto
integral.
Prática
de leitura
Leia os textos abaixo e, a seguir,
responda às questões propostas;
Texto
1
VIAJE
PELO MUNDO DE POTTER
Texto
2
VOCÊ
BRINCA, ELA BRINCOU TAMBÉM
O
bate-bate, que foi sucesso tempos atrás, voltou à moda. Pergunte à
sua mãe! [4 e 5
Jornal o Popular Almanaque 13 de maio de 2012.
Texto 3
Venha brincar, mamãe!
O
bate-bate virou uma febre entre a garotada. O brinquedo não é novidade. Sua mãe
provavelmente já o conhece. Que tal chamá-la para brincar neste dia de festa?
Pablo
Hernandez
Em ruas,
escolas, parques, ele está sempre ali, fazendo um barulho danado. Estamos falando de um brinquedo que virou
moda entre a galera, o bate-bate. Não é difícil fazê-lo funcionar; a ideia é
sincronizar a batida de duas bolinhas de plástico presas por um cordão. E
quanto mais rápido, melhor.
Conhecido
também como bate-bolas, bolimbolacho ou bate-bag, entre outros nomes, o
brinquedo não é exatamente uma novidade. Ele já foi sucesso entre a garotada
nos anos 1970 e 1980, desapareceu por um tempo e, agora, voltou. Então, é bem
provável que sua mãe tenha curtido o bate-bate. E este, provavelmente, não é o
único brinquedo que você e sua mãe têm em comum.
Jornal
O Popular, Almanaque, 13 de maio de 2012, p. 4-5.
Responda no caderno.
- O que
há em comum entre os três textos acima?
- Quais
são as manchetes dos dois primeiros textos? Escreva-as abaixo.
- O
texto 2 é composto só pela manchete? Explique.
- Você
acha que os textos 1 e 2 estão completos? Justifique sua resposta.
- Releia
o último texto e diga em que ele se diferencia dos dois primeiros?
- Os
textos dois e três falam sobre o
mesmo assunto? Em caso afirmativo, qual é esse assunto?
- Ambos
os textos abordam o assunto da mesma forma? Justifique a sua resposta.
- Releia
o texto 3 e observe se ele atende às expectativas criadas pelo título
“Venha brincar, mamãe!”
- Releia
o início do texto 3 e explique o significado da expressão “virou uma
febre”..
Desafio:
Leia a notícia abaixo e crio uma
manchete. Lembre-se de que uma manchete/ título é um texto curto de no máximo
três linhas, mas muito significativo, que chama atenção do leitor, para o fato
de maior destaque, com objetivo
de atraí-lo para a leitura da matéria
jornalística. Vamos lá! Capriche!
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Astrobiólogo americano diz que próxima
geração de telescópios ser á capa z de dizer se o ar de planeta distante contém
oxigênio
Giuliana
Miranda, de São Paulo
Para quem
acha que tentar encontrar vida fora da Terra é coisa de maluco, o astrônomo
americano Edwin Bergin se arrisca até a dar uma data para quando os primeiros
indícios dela devem aparecer: daqui a 20 anos.
Um dos
maiores especialistas em astrobiologia – ramo da ciência que busca vida
extraterrestre-, o professor da Universidade de Michigan esteve no Brasil para
participar de um curso do Observatório Nacional, no Rio, que teve a disciplina como tema.
Ele diz que
a chave para a detecção da vida em outros mundos deve vir do oxigênio
molecular, o qual, pelo menos aqui na Terra, só é produzido pela vida. E aposta
que os aparelhos que conseguirão encontrar essas pistas já estão para ser
construídos.
Nessa
busca, o astrobiólogo diz que a química e as formas de vida ultrarresistentes
aqui da Terra é que devem servir de referência.
Disponível
em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cb17112012.shtml. Acesso: 06/12/2012
.
Fonte: Caderno Educacional de apoio - Livro PortMat 5ºano professor.indb - GO
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