terça-feira, 16 de abril de 2013

GÊNERO TEXTUAL: MANCHETE - ATIVIDADE - AULA 2


Prática de oralidade

  • De acordo com a imagem do jornal ao lado:

O que você vê?
Qual a manchete principal da capa?
Com que objetivo ela é destacada?
 Qual o assunto dessa manchete?

Conceito
Manchete: É o título principal que indica a notícia mais importante do jornal. Existe a manchete principal do jornal (na primeira página) assim como a manchete de cada caderno, seção ou página. Onde encontrar: a manchete é sempre aquela que vier graficamente com maior destaque, ou que tiver letras mais carregadas na tinta.

Prática de leitura

 

Observe as imagens e leia as informações da capa do jornal. Em seguida, responda.


  1. Volte ao jornal e observe qual é a
manchete principal da capa. Em seguida, registre-a  abaixo.
_______________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________

2.    Volte novamente ao jornal e observe
agora qual é a segunda manchete mais importante da capa.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.    Leia a notícia abaixo. Ela está no
interior desse jornal. Pelo seu conteúdo, qual das manchetes presentes nas questões anteriores faz referência a ela?


Foguete lançado pelo Hamas atinge assentamento ao sul da cidade sede do governo israelense, sem deixar vítimas.
Escalada de violência já deixou 27 pales-tinos e 3 israelenses mortos; temor é que se repita guerra de 2008-2009
Marcelo Ninio de Jerusalém

A escalada de violência entre Israel e a faixa de Gaza se expandiu ontem aos arredores de Jerusalém, cidade sede do governo israelense, que, pela primeira vez em duas décadas, acionou seu alerta contra ataques aéreos.
Após mais de 500 ataques em três dias de ofensiva, Israel cogita uma invasão por terra. Ontem o governo autorizou a convocação de até 75 mil soldados da reserva e as principais estradas em torno de Gaza foram fechadas.
Dezesseis mil já receberam o chamado e começaram a se concentrar na divisa com Gaza, no sul. Apesar da preparação, analistas acreditam que Israel não tem interesse numa escalada por terra.
(…)
Segundo a polícia israelense, um foguete disparado de Gaza caiu numa área aberta perto de Gush Etzion, bloco de assentamentos na Cisjordânia ocupada por Israel desde 1967, ao sul de Jerusalém.
Não causou vítimas ou danos e errou por mais de 20 km o Knesset (Parlamento israelense), alvo declarado do Hamas. Mas o foguete quebrou uma barreira psicológica importante ao colocar em alerta o centro de poder israelense.
(…)
Enquanto a ofensiva lançada na quarta-feira por Israel contra o Hamas em Gaza se intensifica, assim como a represália palestina, aumentam os temores de que ela repita a guerra de 2008-2009.

Em três dias, a aviação de Israel efetuou mais de 500 ataques em Gaza, a começar pela execução do chefe militar do Hamas, Ahmed Jabari, na quarta. O número de palestinos mortos chegou ontem a 27.
(…)
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/78486-gaza-ameaca-jerusalem. Acesso: 07/12/2012.l

  1. O resumo, que está no jornal, “Justiça diz que ex-prefeito desviou dinheiro; ele nega ter conta no exterior” pertence a qual das  manchetes acima?  
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
DESAFIO
Continue criando...
Leia a notícia abaixo  e crie uma manchete para ela.
NOTA 10
Crianças com deficiência são craques em inventar novas maneiras de brincar
Bruno Molinero

Gabriel Fernandes, 10, é fera no videogame, nem lembra quando perdeu um jogo de corrida pela última vez. Lamiss Taghlebi, 7, adora brincar de escolinha. Fernanda de Souza, 5, é a artilheira no futebol do seu quintal.
Além de craques da brincadeira, os três possuem outra coisa em comum: têm deficiência intelectual e física e andam de cadeira de rodas. “Criança sempre dá um jeito de brincar. Não im-portam as limitações”, diz Lina Borges, terapeuta ocupacional da  AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente).
Para driblar as deficiências, as atividades são adaptadas. No futebol, por exemplo, a bola é mais pesada para que role mais lentamente, e as crianças jogam sentadas no chão.
Há duas semanas, durante o Teleton, Ivan Fontenelli, 4, andava pra lá e pra cá com seu skate. Com má formação das pernas e dos braços, é com ele que o menino se locomove. “Brinco de futebol, corrida, tudo. Tenho até duas
 namoradas”, conta baixinho para a mãe não escutar.
No próximo sábado, dia 1º, começa a 3ª Virada Inclusiva, com lazer
e esportes adaptados. Termina em 3/12, Dia Internacional da Pessoa com
Deficiência.
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/folhinha/dicas/di24111202.htm. Acesso: 07/12/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário