terça-feira, 16 de abril de 2013

GÊNERO TEXTUAL: MANCHETE - ATIVIDADE - AULA 1


ATIVIDADE 1 -  Levantamento dos conhecimentos prévios/introdução ao estudo do gênero

Prática de oralidade
*      Você gosta de brincar de bate-bate?
*      Você acha que o tema brincadeira pode fazer parte de uma capa de jornal?
*      Você brinca com algum brinquedo que sua mãe ou seu pai já brincaram?
*      Qual é esse brinquedo?

Conceito 1

Interpretação de texto: interpretar um texto é entender a essência do texto. A primeira leitura deve ser feita cuidadosamente por ser o primeiro contato com o texto, extraindo-se informações e se preparando para a leitura interpretativa. É muito importante durante a leitura grifar palavras que são desconhecidas para que se consiga interpretar o sentido do texto.

Conceito 2

Manchete: compreende o título de uma reportagem ou de uma notícia que tem como objetivo resumir o que será dito. Ele sempre aparece em maior destaque, com letras grandes, em negrito e, às vezes, até coloridas, para chamar a atenção do leitor. A manchete ou o título principal é uma espécie de link que o leitor tem para decidir se vai ler ou não o texto integral.

Prática de leitura

Leia os textos abaixo e, a seguir, responda às questões propostas;

Texto 1
VIAJE PELO MUNDO DE POTTER
Texto 2
VOCÊ BRINCA, ELA BRINCOU TAMBÉM

O bate-bate, que foi sucesso tempos atrás, voltou à moda. Pergunte à
sua mãe! [4 e 5
Jornal o Popular Almanaque 13 de maio de 2012.

Texto 3
Venha brincar, mamãe!

O bate-bate virou uma febre entre a garotada. O brinquedo não é novidade. Sua mãe provavelmente já o conhece. Que tal chamá-la para brincar neste dia de festa?
Pablo Hernandez

Em ruas, escolas, parques, ele está sempre ali, fazendo um barulho danado.  Estamos falando de um brinquedo que virou moda entre a galera, o bate-bate. Não é difícil fazê-lo funcionar; a ideia é sincronizar a batida de duas bolinhas de plástico presas por um cordão. E quanto mais rápido, melhor.
Conhecido também como bate-bolas, bolimbolacho ou bate-bag, entre outros nomes, o brinquedo não é exatamente uma novidade. Ele já foi sucesso entre a garotada nos anos 1970 e 1980, desapareceu por um tempo e, agora, voltou. Então, é bem provável que sua mãe tenha curtido o bate-bate. E este, provavelmente, não é o único brinquedo que você e sua mãe têm em comum.
Jornal O Popular, Almanaque, 13 de maio de 2012, p. 4-5.

Responda no caderno.

  1. O que há em comum entre os três textos acima?
  2. Quais são as manchetes dos dois primeiros textos? Escreva-as abaixo.
  3. O texto 2 é composto só pela manchete? Explique.
  4. Você acha que os textos 1 e 2 estão completos? Justifique sua resposta.
  5. Releia o último texto e diga em que ele se diferencia dos dois primeiros?
  6. Os textos dois e três  falam sobre o mesmo assunto? Em caso afirmativo, qual é esse assunto?
  7. Ambos os textos abordam o assunto da mesma forma? Justifique a sua resposta.
  8. Releia o texto 3 e observe se ele atende às expectativas criadas pelo título “Venha brincar, mamãe!”
  9. Releia o início do texto 3 e explique o significado da expressão “virou uma
febre”..

Desafio:
Leia a notícia abaixo e crio uma manchete. Lembre-se de que uma manchete/ título é um texto curto de no máximo três linhas, mas muito significativo, que chama atenção do leitor, para o fato de maior destaque, com objetivo
de atraí-lo para a leitura da matéria jornalística. Vamos lá! Capriche!


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Astrobiólogo americano diz que próxima geração de telescópios ser á capa z de dizer se o ar de planeta distante contém oxigênio
Giuliana Miranda, de São Paulo

Para quem acha que tentar encontrar vida fora da Terra é coisa de maluco, o astrônomo americano Edwin Bergin se arrisca até a dar uma data para quando os primeiros indícios dela devem aparecer: daqui a 20 anos.
Um dos maiores especialistas em astrobiologia – ramo da ciência que busca vida extraterrestre-, o professor da Universidade de Michigan esteve no Brasil para participar de um curso do Observatório Nacional, no Rio, que  teve a disciplina como tema.
Ele diz que a chave para a detecção da vida em outros mundos deve vir do oxigênio molecular, o qual, pelo menos aqui na Terra, só é produzido pela vida. E aposta que os aparelhos que conseguirão encontrar essas pistas já estão para ser construídos.
Nessa busca, o astrobiólogo diz que a química e as formas de vida ultrarresistentes aqui da Terra é que devem servir de referência.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cb17112012.shtml. Acesso: 06/12/2012
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Fonte: Caderno Educacional  de apoio - Livro PortMat 5ºano professor.indb - GO

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